terça-feira, 7 de abril de 2015

O torno pode executar o maior número de obras do que qualquer outro tipo de máquina ferramenta. É considerado fundamental na civilização moderna, pois dele derivaram todas as outras máquinas e ferramentas. • Caixa Norton: conhecida como engrenagem, é formada por eixos e engrenagens, que serve para transmitir o movimento do avanço do recambio para a ferramenta. • Recambio: responsável pela transmissão do movimento de rotação do cabeçote fixo para a caixa norton. • Barramento: é a parte que sustenta os elementos fixos e moveis, garantindo o alinhamento da maquina. • Carro Principal: é formado pela mesa, carro transversal, carro superior e porta-ferramenta. O avanço do carro pode ser manual ou automático. • Carro Transversal: é responsável pelo movimento automático (pela rosca sem-fim), ou pelo manual ( por um volante). • Carro Superior: é uma base giratória que permite tornear em ângulos. • Porta-ferramenta (torre): é o local onde são fixados os suportes de ferramentas, presos por meio de parafuso de aperto. • Cabeçote Movel: parte do torno onde se desloca sobre o barramento oposta ou cabeçote fixo, a contraponta e o eixo principal estão situados na mesma altura e determina o eixo de rotação da superfície torneada. • Torno Vertical: é usado para trabalhar com peças com um diâmetro elevado, como flanges, polias e rodas dentadas); • Torno Revolver: é um torno simples o qual é possível executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas (Ex: buchas); • Torno Copiador: copia uma peça modelo, fazendo movimento com o porta-ferramenta, produzindo assim uma peça idêntica com as mesmas dimensões; • Torno de Placa: executa torneamento de peças de grande diâmetro; • Torno CNC: tem movimentação controlada por computador através de servomotores, sendo capaz de usinar formas complexas com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário